terça-feira, 1 de março de 2011

VOLTA ÀS AULAS COM EFICIÊNCIA

           A volta às aulas  costuma gerar nos alunos  sentimentos antagônicos :  desejo de começar  logo , pois há curiosidade com relação aos  professores e colegas, vontade de reencontrar os amigos; porém,  ocorre também  ansiedade  diante  do recomeço e, assim, tensão perante os desafios a serem superados.

          De fato, existem diversas “provas” a serem vencidas. A tendência  é haver a cada ano uma exigência maior, já que os conteúdos  tendem a ser  progressivamente mais complexos. Quando então se avança para o Ensino Médio,  apresenta-se ainda outra grande questão : o Vestibular Seriado,  uma excelente oportunidade para se valorizar o estudo e o esforço em cada um dos três anos escolares.
         Nesse contexto de expectativas, sentimentos variados, cobranças inevitáveis e pressões, algo é certo: a maior parte dos alunos necessita de boa orientação ,  muita disciplina e trabalho para obter sucesso.  Assim, algumas questões são fundamentais:
        - Apoio, incentivo familiar e , se for o caso, até  profissional, a fim de que o jovem tenha certeza do próprio poder de aprendizado e realização. Quem desconhece a importância da autoestima?
        -Organização : no local de estudo,    bem iluminado, com escrivaninha e cadeira que favoreça à adequada postura,  o material deve estar sempre  arrumado – cadernos,  livros, dicionários,  tudo ao  alcance.  Além disso, é importantíssima a administração  do tempo, ou seja, uma programação dos horários das principais atividades semanais , a qual deve ser fixada num lugar visível.   Estipular, em média, quatro horas de estudo diário . Deve haver na semana , no mínimo, duas horas para cada matéria – uma hora para revisar o conteúdo , e outra hora para fazer exercícios .
         -Disciplina:  o cumprimento do que foi programado é indispensável, inclusive o horário para dormir e acordar  . A maioria precisa de oito horas noturnas de sono, logo,  deve-se deitar em torno das 21 horas. É sabido que o bom sono é instrumento  para a  concretização do aprendizado, conforme contribuições valiosas da neurociência.  Do mesmo modo,  a prática de exercícios  físicos  contribuem para a melhoria substancial da memória e da saúde do cérebro, logo, para a eficácia dos estudos. Não se pode esquecer igualmente do momento  do lazer, no fim de semana, para o convívio com os amigos,  para relaxar e desopilar.
         Essas questões,  com o acompanhamento da família e a crença em que tudo é possível com fé e esforço,  certamente trarão resultados positivos. A todos os estudantes, uma ótima volta às aulas.
                                                                       Carla Mano

Nenhum comentário:

Postar um comentário