segunda-feira, 18 de novembro de 2013

REDAÇÃO DA SEMANA

Dupla Proibida

            A popularização do consumo exacerbado de álcool, associado à condução de automóveis trouxe para o Brasil uma situação de alerta. Segundo a associação brasileira de medicina de tráfego, 30% dos acidentes de trânsito no país são causados por essa combinação imprudente. Frente a isso, o governo sancionou a Lei Seca, que já trouxe benefícios para o país, mas é pouco fiscalizada.
            O efeito imediato de tal lei é o aumento da segurança no trânsito. Isso é perceptível pela redução do número de mortes nas estradas e também pelo decréscimo de casos de atendimento hospitalar após o início da Lei Seca no Brasil. Essa conseqüência é fundamental, pois amplia a qualidade de vida da população brasileira, salvando além dos próprios motoristas, pessoas que muitas vezes eram apenas vítimas de imprudências de etanólogos no trânsito.
            Ademais, a Lei Seca tem contribuição essencial para a redução de problemas ligados à ingestão de quantidades elevadas de bebidas alcoólicas. Através do estímulo a reduzir o consumo de tais bebidas, doenças como cirrose hepática são evitadas. Além disso, tendem a diminuir os casos de violência doméstica, grande problema social brasileiro, intensificado em situações de alcoolismo.
            Diante disso, percebe-se como a qualidade de vida dos brasileiros melhorou com a Lei Seca. Contudo é preciso ampliar a fiscalização de trânsito, não a restringindo a poucos dias da semana.  É necessário também que a pena seja mais grave devido às catastróficas conseqüências da dupla álcool e volante, o tempo de prisão deve ser maior. Assim a sociedade usufruirá melhor os efeitos positivos da Lei Seca.




Nome: Fernanda Kubaski

Tema do Enem 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário