quarta-feira, 13 de abril de 2011

FACTOIDES CULTURAIS

*Prof. Paulo Cervi
- Você viu? A Maria ganhou o BBB11. Achei legal. Estava torcendo por ela.
- Maria? Mas, afinal, quem é essa tal de Maria de que você tanto fala?
É claro que algumas pessoas não têm a menor ideia de quem seja essa Maria, vencedora do BBB. Talvez até existam aqueles que desconheçam o significado dessa sigla – BBB. Mas vamos combinar que essas pessoas estão longe de um aparelho de comunicação chamado televisão e, naturalmente, de todo e qualquer outro meio de informação. Isso certamente não é o meu caso e nem o de você, caro leitor. Ainda que torçamos o nariz para certos tipos de programas e até tenhamos a possibilidade de trocar o canal ou simplesmente desligar o televisor, sempre haverá um amigo, um colega, ou um parente a nos colocar a par do que preferíamos não ver ou ouvir. Por isso, fingir desconhecimento não é exatamente um indicativo de qualificação cultural ou uma espécie de senha para que nosso interlocutor saiba com quem está falando. Parece mais uma tentativa de preservação da imagem no meio social, mesmo que tenha passado duas horas do dia anterior “mariando” sigilosamente na intimidade do lar. Pode-se perfeitamente discutir a qualificação de grande parte da grade de programação dos meios de comunicação, sem que isso justifique equivocadamente o desconhecimento de ações ou personagens desses eventos.
Esse comportamento de fachada acaba se justificando porque ao conceber cultura como um relacionamento inteligente, não raro omitimos conceitos e cerceamos preferências, construindo deliberada e necessariamente – em função dessa concepção – uma imagem falaciosa em nosso meio pessoal e profissional, pois a construção do processo de comunicação passa a ser definida pelo emissor não exatamente por aquilo que pensa, mas pela preocupação com a imagem que irá construir para o receptor. Começamos assim – ou continuamos – a formatar nossa imagem de factoides culturais.

*Prof. de Português, Literatura e Redação
www.manoamanocursos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário